07 de maio - Dia da Prevenção das Doenças Alérgicas
Dr. Marcelo Luiz Galotti Pereira
Várias são as vezes em que somos procurados em nosso consultório com a seguinte queixa: “eu vivo gripado, deve ser alguma queda de imunidade”.
Eu questiono sobre a presença de febre, a periodicidade dos sintomas e percebo que os vírus do resfriado e da influenza estão sendo injustiçados. Trata-se de alergia respiratória.
Existem outras formas de essa patologia se apresentar. Entre elas, a bronquite e a asma, nos pulmões; e a dermatite, na pele.
Segundo o Dr. Evandro Alves do Prado, diretor da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, 25% da população tem rinite alérgica e 15% tem asma. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a OMS, 30% dos brasileiros são afetados por algum tipo de alergia.
Dados da Study of Asthma and Allergies, a rinite alérgica atinge, respectivamente, 26% e 30% das crianças e adolescentes brasileiros.
Para se ter alergia é preciso ter predisposição genética e ser submetido a um alérgeno causador da resposta alérgica. Aí o indivíduo apresentará uma resposta exagerada ao estímulo.
Por que o outono é a principal estação para as alergias?
É nessa estação que ocorre a maioria das crises alérgicas. A explicação é que a umidade relativa do ar é baixa e favorece a circulação de poluentes e microorganismos. Os registros em pronto-socorro e ambulatórios atingem o ponto máximo, com um aumento de 30% nos números habituais de atendimento em alergia.
Qual a importância do ar refrigerado na doença?
O ar condicionado é responsável pela qualidade do ar em ambientes fechados. Acumula em seu filtro mofo e sujidade, além de ressecar o ar.
É importante limpar o aparelho e lavar o filtro com a regularidade indicada pelo fabricante. Caso o aparelho esteja danificado, é importante trocá-lo.
Por que as crianças são mais atacadas?
São mais sensíveis à baixa umidade do ar e têm seu sistema imunológico imaturo. Isso as torna mais susceptíveis.
O que é a doença alérgica?
É uma reação exagerada do sistema imunológico a um estímulo externo, levando a manifestações indesejadas no organismo.
Como ocorre?
Algumas substâncias, erroneamente, são identificadas como agente invasor pelo sistema imunológico. As células do sangue se organizam e produzem, além de anticorpos, um princípio químico denominado histamina. A histamina, cujo objetivo é limpar o corpo, quando em grandes quantidades, desencadeia reações, que para o paciente, são, muitas vezes, desconfortantes.
Quais são os sintomas?
Depende do sistema ou do órgão acometido. Geralmente ocorrem na pele e no sistema respiratório. Na pele podem aparecer manchas, vermelhidões, bolhas, nódulos de vários tamanhos e vergões. Na mucosa nasal, o inchaço pode entupi-lo ou mantê-lo permanentemente escorrendo. Espirro, também, é uma manifestação bastante sugestiva de alergia.
Nos pulmões, a inflamação dos brônquios, com produção excessiva de secreção ou com seu estreitamento, pode levar a falta de ar e tosse.
Além da pele e do aparelho respiratório existem outros órgãos ou sistema afetados?
Sim. O olho é outro órgão muito atacado. A resposta é uma vermelhidão e um contínuo lacrimejamento.
Existem formas gravíssimas de alergia?
Sim. São conhecidas como choque anafilático, que é um conjunto de manifestações agudas, surgindo alguns minutos após a introdução, no organismo, de uma substância estranha, à qual foi anteriormente sensibilizado. Muitas vezes, se não houver socorro a tempo, pode levar à morte.
O que desencadeia a doença alérgica?
É impossível determinar um único fator ou o total de fatores desencadeantes.
Os mais comuns são: poeira, poluição, substâncias químicas e alimentos.
O que é o ácaro?
É um microorganismo microscópico que infesta as casas, principalmente tapetes, colchões, travesseiros e estofados.
As proteínas do corpo e as fezes do indivíduo são importantes desencadeadores da alergia.
O que são os testes cutâneos?
Consistem em detectar na pele uma espécie de urticária, produzida por gotas dos alérgenos, introduzidas por perfuração. São de fácil execução e não produzem efeitos colaterais importantes.
A interpretação nem sempre é muito conclusiva, já que vários fatores podem interferir.
E o tratamento?
A resolução definitiva do processo é difícil de ser realizada. É preciso descobrir o agente causal e afastá-lo do convívio.
Existem alguns medicamentos que bloqueiam a resposta alérgica ou que, pelo menos, reduzem o desconforto causado por ela.
PÍLULAS
PÓ HUMANO... ESTARRECEDOR!
No aeroporto internacional da Coréia do Sul, chineses foram detidos com cápsulas de pó humano. O produto tem procura nesse país, cujos habitantes acreditam em múltiplos benefícios para o organismo, sendo sintetizado no Norte da China, a partir de fetos humanos e bebes nascidos mortos.
É claro que os detidos alegaram desconhecer o conteúdo das cápsulas e disseram pensar serem medicamentos. Não foi divulgado o número de pessoas detidas. A quantidade de cápsulas superava o montante de 17.000 unidades.
NUTRIÇÃO: SAIS MINERAIS
Representam, no total, 4 a 5% do peso corporal, quantidade esta semelhante àquela ocupada pelo sangue. Metade dessa quantidade é de cálcio e um quarto é de fósforo. Os demais são: magnésio, sódio, cloro, potássio, enxofre, ferro, zinco, cobre, iodo, manganês, flúor, molibdênio, cobalto, selênio, cromo, níquel, estanho, venádio e silício. Estes três últimos ainda não possuem recomendações específicas, assim como não são citados os alimentos que devem ser ingeridos como fonte. No conjunto, as funções principais são:
1.Regular a atividade enzimática. Enzimas são substâncias protéicas que aceleram a velocidade das reações químicas no metabolismo do nosso corpo.
2.Regular a acidez e a alcalinidade dos compartimentos orgânicos, fundamentais para que as reações químicas ocorram.
3.Crescimento do corpo.
4.Regular as concentrações dos compartimentos internos do corpo, tornando-os mais ou menos concentrados, segundo as necessidades.
EFEITOS COLATERAIS
A existência do efeito colateral, quando no uso de medicamentos, é tão antigo quanto a existência do próprio medicamento.
A ocorrência só foi valorizada a partir da segunda metade do século passado, com a teratogenia da Talidomida.
Um alerta importante deve ser feito sobre os fitoterápicos, que, por serem extratos vegetais, não apresentariam efeitos colaterais. Esse conceito é errôneo, e eles devem ser usados com orientação médica.
Notcias anteriores
1234517>
Doença destruidora do figado: cirrose Dr..Marcelo Luiz Galotti Pereira
Osteoporose e artrose Dr.Marcelo Líz Galotti Pereira
Prematuridade Dr.Marcelo Luiz Galotti Pereira
Mitos e verdades Dr.Marcelo Luiz Galotti Pereira
07 de maio - Dia da Prevenção das Doenças Alérgicas Dr. Marcelo Luiz Galotti Pereira
Norovirus Dr. Marcelo Luiz Galotti Pereira
Doença das mil faces:brucelose Dr.Marcelo Luiz Galotti Pereira
2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo Dr. Marcelo Luiz Galotti Pereira