– 21/11/2009
A panceta suÃna é parte sem ossos da barriga do porco, tem uma boa porção de carne, mas também tem bastante banha. Trazemos uma receita na qual a mesma é recheada com ervas, alho, lingüiça ou codeguim, queijo de coalho, dentre outros ingredientes.
PANCETA SUÃNA RECHEADA
1 panceta mais ou menos do tamanho de uma forma
50 g de queijo de coalho
100 g de lingüiça fresca ou codeguim sem pele (nesta receita utilizamos lingüiça)
4 dentes de alho cortados em lâminas
Ervas a gosto (alecrim, manjericão, orégano fresco, sálvia, cebolinha, salsinha)
5 pimenta biquinho
2 cálice de vinho tinto seco
1 cálice de azeite de oliva
Sal, alho espremido, folha de louro, orégano desidratado, pimenta vermelha, pimenta do reino, noz moscada, tudo a gosto.
MODO DE PREPARAR
Retalhe a panceta em tiras, na parte da carne, sem cortar o couro. Tempere com uma pasta de alho espremido, sal, folha de louro, orégano, noz moscada, pimenta do reino, pimenta vermelha, vinho tinto e azeite de oliva. Deixe marinar neste tempero de um dia para o outro, na geladeira.
No dia seguinte coloque na parte da carne a lingüiça sem pele, ou codeguim, alho picado em lâminas, pimenta biquinho, queijo de coalho, uma porção de ervas frescas (sálvia, manjericão, alecrim, orégano fresco, cebolinha e salsinha). Enrole como um rocambole e amarre bem com barbante.
Coloque a panceta já amarrada em papel alumÃnio com o caldo em que ficou marinando e sobre ela vários ramos de ervas (a gosto). Embrulhe bem para não vazar o caldo e leve ao forno forte por 3 horas, retire o papel alumÃnio e sobre a panceta junte alguns ramos de salsão e volte o fogo para dourar.
Quando ficar pronto, escorra o caldo da assadeira e retire toda a gordura que formou, apure o caldo e sirva como molho.
DICA: Servir com polenta mole ou tutu de feijão, ou com pão.