O tÃtulo: meDIEval com destaque para o corpo central da letra por significar morrer em ingles. Todos os elementos usados remetem ao estágio de transformação da matéria, e o sentido da palavra medieval nos remete a um perÃodo de sombras na história da humanidade.
O painél: um suporte de lona de encerado de revestir cargas envelhecido é o espaço onde a configuração estilizada de um à tomo foi produzida com elementos utilitários- pregos, palitos de fósforos e areia- e seu estado além de remeter a proposta da instalação, produz um efeito primitivo e artesanal em paradoxo ao elemento representado, no caso o elétron que é uma partÃcula sub-atômica de carga negativa, num átomo, os elétrons rodeiam o núcleo atômico, composto de prótons e neutrons.
“ELETRONS SÃO ONDAS DE PROBABILIDADESâ€
a frase é alusiva a fÃsica quantica que estabelece os estados de onda ou partÃcula, e a proposta de arte no caso, relaciona ambas numa permuta entre estágios da luz/energia e matéria.
Os sÃmbolos inseridos nas elipses que formam a representação de um átomo, alternam-se entre interior/exterior, acima/abaixo, horizontal/vertical que são caracterÃsticas espaciais, enquanto os elementos apresentam caracterÃsticas temporais, tal como a areia usada na ampulheta que servia para medir o tempo, a ferrugem e os fósforos queimados.
O vÃdeo: as imagens do incendio de uma mata nativa próximo a casa onde residi numa fazenda, foram registradas depois de dez dias, num amanhecer devido as altas temperaturas, árvores seculares deixaram espectros de cinzas no chão, e o desenho formado pelas texturas e sombras dos galhos e cipós sobre as cinzas documentam a devastação de um patrimônio ecológico.
As cenas de uma performance realizada na Casa de Cultura de Guaxupé,MG fazem parte de um projeto intitulado “JIVAS MOBILES†termo sânscrito mencionado pelo músico e filósofo Walter Smetak que significa energias se transformando em consciência.Alà se configura a gestação e evolução de um ser num espaço circular preenchido com fubá, que além de ser o alimento básico, era usado em rituais de cura nas culturas primitivas.
A performance é do terapeuta/bailarino Rodrigo Yaton que reside em São Paulo onde desenvolve trabalhos de musicoterapia e psicanálise.
Documenta ainda, uma série de assemblages de geometria sensÃvel produzidas com materiais utilitários entre 2003 e 2004 num atelier rural denominado AVENIDA 7.
A analogia das obras com as imagens metaforizam o perÃodo medieval, em que se desenvolveram arte e ciência apesar do caos...
A trilha sonora tem um fator especial que é a condição técnica precária de um toca-discos, efeito programado para remeter ao som crepitante da madeira queimando.A música é uma parceria de David Sylvian com Rolger Czukay “PLIGHT†apuro em ingles.
A captação das imagens foi feita com camera vhs-c e editada de video para video num sistema artesanal que satura as cópias, distanciando-as cada vez mais da realidade. E a veiculação do videoarte em aparelho de TV antigo, contribui essencialmente para adequar a linguagem tecnológica à estética precária e artesanal com que venho trabalhando .