Notícias de S.J. do Rio Pardo
Poesia
Política
Notícias
Maratonista
Medicina
Euclides da Cunha
Culinária
Crônicas
Artigos
Artes
NotÃcias
Renan e Alves reduzem nÃvel de tensão com ministro Gilmar Mendes após reunião no STF
Por Redação, com ACS - de BrasÃlia
29/4/2013 20:48
Renan e Alves conversam na chegada ao STF
A reunião da tarde desta segunda-feira entre os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes serviu para “distensionar†a relação entre o Congresso e o Judiciário. A avaliação foi feita tanto por Renan quanto por Alves, que trataram com Gilmar do projeto que dificulta a criação de novos partidos e da proposta de emenda constitucional que limita os poderes do STF.
- Foi uma conversa boa, vamos continuar dialogando. Na próxima segunda, teremos outra conversa. O ministro Gilmar foi gentil, defendeu seus pontos de vista, nós defendemos os nossos, e a conversa continua. SaÃmos de lá com a convicção de que cada poder tem a exata dimensão de sua responsabilidade e do seu papel – declarou o presidente do Senado, que na semana passada reclamou de “invasão†do STF nas competências do Congresso.
Renan acrescentou que o “debate democrático†precisa prosseguir, de maneira a resguardar o paÃs e a Constituição. Para o senador, o Brasil está vivendo um perÃodo de “efervescência da democraciaâ€, o que naturalmente leva a tensões. No próximo encontro, adiantou, serão levadas a Gilmar mais informações sobre o recurso apresentado pela Casa contra a liminar do STF que suspendeu no dia 24 a tramitação do projeto de lei da Câmara (PLC) 14/2013, a pedido do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).
Já aprovado na Câmara, o projeto proÃbe que deputados levem tempo de rádio e TV e cota do Fundo partidário para novos partidos. A medida cautelar expedida pelo ministro do STF para atender ao mandado de segurança impetrado por Rollemberg coincidiu com a votação de um pedido para que o PLC 14/2013 fosse aprovado pelo Plenário do Senado em regime de urgência, sem passar, portanto, por dicussão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a exemplo do que ocorreu na Câmara.
O agravo regimental interposto pela Advocacia do Senado no dia seguinte sustenta que a liminar concedida pelo ministro representa ingerência nas competências do Poder Legislativo, pois impediu a tramitação do projeto dentro das normas regimentais.
RuÃdos
Henrique Alves classificou a reunião de “amistosa e respeitosa†e, como Renan, acredita que o encontro serviu para “distensionar’ o clima entre os dois Poderes. O presidente da Câmara garantiu que não há, da parte do Congresso, qualquer intenção de estremecer a relação com o Judiciário.
E prometeu que será feito um exame sobre a constitucionalidade da (PEC) 33/2011, o texto que dá ao Congresso o poder de revisar declarações do Supremo sobre a validade de leis e a emissão de súmulas vinculantes. A matéria foi aprovada de maneira célere pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, mas recebeu duras crÃticas dos ministros do STF. Henrique Alves disse que o objetivo da análise mais profunda dessa PEC é “impedir que se crie ruÃdo†entre os poderes.
- Vamos agir para que Legislativo e Judiciário não tenham mais ruÃdos – salientou o deputado.
Notícias anteriores
1
2
3
4
5
43
>
Contagem de assinaturas da proposta de redemocratização da mÃdia será em setembro
De BrasÃlia, Vania Alves
FHC é a aposta mais arriscada feita por Aécio
Escrito por Jussara Seixas
José Dirceu apresenta recurso contra sentença do Supremo Tribunal Federal
Por Redação, com ABr - de BrasÃlia
Autor de proposta contra tribunal diz que Supremo faz 'politicagem'
Yala Sena - colaboração para a Folha, em Teresina
Renan e Alves reduzem nÃvel de tensão com ministro Gilmar Mendes após reunião no STF
Por Redação, com ACS - de BrasÃlia
OEA pode obrigar Brasil a anular a farsa do mensalão
Edu Guimarães no Blog da Cidadania
Haddad reafirma compromisso com movimentos de moradia durante protesto
Saiu na Rede Brasil Atual: Por: Camila Maciel, da Agência Brasil
Conservatório de Tatuà celebra Dia Nacional do Choro na terça, 23
Assessoria de Imprensa do Conservatório de TatuÃ
Paraguai vive novo golpe, agora patrocinado pela mÃdia conservadora
Por Redação, com RNA - de Assunção - Correio do Brasil
Aumentam indÃcios de corrupção no governo tucano de Geraldo Alckmin
Correio do Brasil - por Redação de São Paulo
1
2
3
4
5
43
>
Notícias de S.J. do Rio Pardo
Poesia
Política
Notícias
Maratonista
Medicina
Euclides da Cunha
Culinária
Crônicas
Artigos
Artes
Home
Nosso patrono
Contato
Galeria fotos
Instituto Cultural Osvaldo Galotti - www.osvaldogalotti.com.br - 2005/2012 - Todos direitos reservados.